A linha de pesquisa alberga os projetos associados a ensaios moleculares com base no DNA e RNA, como polimorfismos de único nucleotídeo e outras variações genéticas, e as inúmeras ferramentas da bioinformática como redes neurais e árvores de decisão, capazes de integrar, clusterizar e predizer, utilizando diferentes e múltiplas informações, marcadores e indicadores de associações com os processos patológicos.
Estudo de marcadores moleculares em organismos vivos, associados com características genéticas, fisiológicas e patológicas para identificar suas variantes, fatores e marcadores de risco e proteção, alvos diagnósticos, terapêuticos e epidemiológicos.
A linha de pesquisa contempla projetos das áreas de biologia celular e molecular, bioquímica e química medicinal. Os projetos propõem estudos experimentais em sistemas biológicos utilizando diferentes abordagens, como cultivo celular, análises em modelos animais, estudos in silico e com amostras clínicas. A temática da linha de pesquisa está centrada em identificar e caracterizar novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças agudas e crônicas.